sábado, 25 de maio de 2013

Coletânea de livros sobre o AEE "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"


Recomendação de leituras sobre o AEE

 

Coletânea de livros sobre o AEE  "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"

 

 pode ser acessado no site da SECADI:

http://portal.mec.gov.br

Localize SECADI entre as SECRETARIAS listadas no lado direito do Portal

Clique no botão PUBLICAÇÕES

Clique no link EDUCAÇÃO ESPECIAL

Encontrará vários materiais disponíveis para pesquisa.

 

            Cada fascículo pode ser baixado no computador pessoal clicando sobre o

mesmo com o botão direito do mouse e, depois, descompactando. Para

descompactá-lo, localize o arquivo que foi baixado em seu computador (extensão

.zip) e clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse, opção EXTRAIR TUDO.

Será disponibilizada a versão em PDF e em MEC DAYSE. Ao todo são dez fascículos:

Fasc_01_-_A_escola_comum_inclusiva

Fasc_02_-_O_AEE_para_alunos_com_deficiência_intelectual

Fasc_03_-_Os_alunos_com_deficiência_visual_baixa_visão_e_cegueira

Fasc_04_-_Abordagem_bilíngue_na_escolarização_de_pessoas_com_surdez

Fasc_05_-_Surdocegueira_e_deficiência_múltipla

Fasc_06_-_Recursos_pedagógicos_acessíveis_e_comunicação_aumentativa

Fasc_07_-Orientação_e_mobilidade,_adequação_postural_e_acessibilidade

Fasc_08_-_Livro_Acessível_e_informática_acessível

Fasc_09_-_Transtornos_globais_do_desenvolvimento

Fasc_10_-_Altas_habilidades_-_Superdotação

 

Boa leitura.


Atividade de Fechamento AEE-  O Papel do professor do AEE
De acordo com a Politica Nacional de Educação Especial na perspectiva e estudos realizados no curso de AEE, bem como em nossa prática pedagógica o professor do AEE tem papel fundamental na Sala de Recurso Multifuncional e na escola como um todo. Parte primeiramente da função de identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas de cada aluno. De forma que venham complementar ou suplementar a formação do aluno disponibilizando serviços e recursos que eliminem as barreiras da participação do educando na sociedade e no  desenvolvimento de sua aprendizagem. Vale ressaltar que apesar de estes serem tarefas e atribuições do professor do AEE, a escola e a família precisam estar inseridas neste contexto, o processo de inclusão se faz com a participação de todos indistintamente. 
O professor do AEE através de várias estratégias pode desenvolver um trabalho dinâmico que venha contribuir no desenvolvimento do aluno como o Estudo de Caso, que é sem dúvida muito importante, o qual dá embasamento para um melhor entendimento a respeito do universo particular de cada educando, onde se pode perceber e acompanhar de maneira individual as dificuldades e potencialidades do aluno, além de garantir uma ação educativa conjunta, professores, coordenadores e família visando um objetivo comum o desenvolvimento as necessidades de cada educando.
 Tal estudo de caso irá subsidiar no Plano do Atendimento Educacional Especializado (Plano do AEE), onde serão registradas as etapas de desenvolvimento, voltado especificamente para atender as dificuldades individuais de cada aluno. O Plano do AEE contribui de forma significativa no desenvolvimento dos alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais, uma vez que direciona o planejamento do professor para melhor aplicação das atividades e metodologias utilizadas visando sempre alcançar da melhor forma possível objetivos proposto para cada educando.

Sugestões de Vídeos sobre Tecnologias


Sugestões de Vídeos sobre Tecnologias : Vídeo: Help Desk na Idade Média e Web.2

 

Sem dúvida, o vídeo “Help Desk na Idade Média” é muito interessante e até mesmo engraçado, o filme retrata a inserção do novo, e tudo que é novo nos causa um pouco de medo, ou dificuldades o que num primeiro momento nos parece intransponíveis e nos causa insegurança. Contudo, fazendo a analogia com toda a tecnologia que nos cerca atualmente o que não deixa de ser uma situação parecida, percebe-se o quanto foi difícil a adequação na idade média do manuseio do livro e o quanto nos dias ainda temos dificuldade em nos adequar com inúmeras situações tecnológicas. Percebe-se então, que apesar de estarmos cercados de inúmeros instrumentos que envolvem a tecnologia  em nosso cotidiano, ainda há muitas barreiras  que precisam ser superadas em situações especificas como exemplo o próprio manuseio do computador como instrumento de trabalho e informações.

 Outro vídeo analisado foi “ Web 2.0 “, que retrata toda a riqueza tecnológica que nos cerca principalmente em termos de acesso do computador e a internet de sua utilidade, a rapidez como se processam e se propagam as informações e de sua importância  no desenvolvimento cotidiano de cada pessoa. A Web dispõe de uma infinidade de mecanismos que podem facilitar não só as questões pessoais do dia a dia, como também o processo de ensino e aprendizagem do aluno, basta saber utiliza-la de forma segura e responsável. Sabe-se também que toda criança por sua natureza curiosa tem facilidade no manuseio das ferramentas e com isso se adaptam rapidamente as questões que envolvam tecnologia, e tal facilidade deve ser aproveitada como um instrumento pedagógico que favoreça seu desenvolvimento educacional, social e pessoal.

 

PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL


PESQUISA NA WEB

 
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESCOLA INCLUSIVA

 Durante  pesquisa na WEB encontrei o texto Educação Inclusiva e a escola Inclusiva ,o qual achei interessante e recomendo aos meus colegas sua leitura completa. O texto traz um breve histórico da Educação Inclusiva, perpassando pelo papel da escola do processo de inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais, o que nos faz refletir a prática dos gestores, professores e comunidade no processo de inclusão. Também apresenta uma pesquisa com perguntas e respostas que podem esclarecer e tirar duvidas do leitor  em relação  ao tema comentado. Também contém apresentação de vídeos interessantes que podem enriquecer nosso aprendizado sobre  questões relacionadas a inclusão.

 
http://www.aonde.com.br/

Resumo do Livro por:pericles0411 Autor : PERICLES BARBOSA

·         Summary rating: 2 stars(53 Avaliações) Visitas : 12848 Visitas : 12848

disponivel em pt.shvoong.com Publicado em: 06julho, 2007

 

 

DOCUMENTOS LEGAIS QUE DEFINEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL


DOCUMENTOS LEGAIS QUE DEFINEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

Pesquise leia e fique por dentro

 

Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes

operacionais para o atendimento educacional especializado na educação

básica, modalidade educação especial.

 

Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da

Educação Inclusiva, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho

nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº

948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.

 

Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a

educação especial, o atendimento educacional especializado e outras

providências.

Conquistas e difiuldades em ser um aluno a distância