segunda-feira, 14 de julho de 2014


 
 
 
 
 
 
 
Texto “O modelo dos modelos” de Ítalo Calvino e a sua relação com o AEE.
 
 
 
O texto nos levar a refletir e fazer uma retrospectiva de todas as leituras, reflexões e estudos realizados na trajetória do curso e repensar em nossas atitudes e em nossa prática educativa. Nossa atuação no AEE não deve se pautar em paradigmas, mas sim em atitudes inovadoras, estimulantes e desafiadora diante da necessidade individual de  cada pessoa, pautadas num plano com objetivos claros, reais e que estimule as potencialidades dos alunos. Pois, cada pessoa independente de suas limitações e caraterísticas físicas ou emocionais são seres diferentes. E fazendo o comparativo com o texto “O modelo dos modelos” de Ítalo Calvino, percebemos  que o autor apostou num modelo para resolver seus problemas o que não ocorreu.

 Deste modo, pensamos que o AEE deve primar pela singularidade, mas que seja construindo num contexto homogêneo em igualdade de  condições de recursos, acessos e respeito a individualidade, onde possam expressar e construir conhecimento conforme sua capacidade, onde todos se igualam na diferença .

 É importante ressaltar que, não é fácil promover a inclusão, pois esta deve rompe paradigmas e o conservadorismo ainda existe no ambiente escolar, a escola inclusiva é concebida  como um espaço de todos, onde se possa questionar, refletir e redefini praticas pedagógicas e compatíveis com a nova politica de inclusão.

  

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

 CALVINO, Ítalo. O modelo dos modelos, UFC, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário